Dicas da VeriFood de como retardar o crescimento de bactérias resfriando adequadamente os alimentos.
O resfriamento de alimentos armazenados em temperaturas adequadas é uma das melhores maneiras de retardar o crescimento de bactérias perigosas. O uso de um termômetro na sua geladeira pode fazer uma grande diferença! Quando se trata de proteger você e sua família de doenças transmitidas por alimentos, uma de suas ferramentas mais eficazes é a geladeira da cozinha. De fato, à temperatura ambiente, o número de bactérias que causam doenças transmitidas por alimentos pode dobrar a cada 20 minutos! A refrigeração dos alimentos a temperaturas adequadas é uma das melhores maneiras de retardar o crescimento dessas bactérias.
Para garantir que sua geladeira esteja funcionando, é importante manter sua temperatura entre 0°C a 5°C e o freezer com uma temperatura mínima de -12°C.
Dicas da VeriFood:
- Evite “embalar demais”. O ar frio deve circular em torno dos alimentos refrigerados para mantê-los adequadamente refrigerados;
- Limpe os “derramamentos” imediatamente. Além de ajudar a reduzir o crescimento da bactéria Listeria (que pode crescer em temperaturas refrigeradas), livrar-se desse tipo de sujidades – especialmente gotejamentos de carnes descongeladas – ajudará a evitar a “contaminação cruzada”, onde as bactérias de um alimento se espalham para outro.
- Mantenha-o coberto: Armazene alimentos refrigerados em recipientes cobertos ou sacos de armazenamento selados e verifique as sobras diariamente quanto a deterioração.
- Verifique as datas de validade dos alimentos. Se os alimentos tiverem passado do prazo de validade, descarte-os. Se você não tiver certeza ou se a comida parecer questionável, a regra simples é: “Na dúvida, jogue fora”.
- Limpe a geladeira com frequência. Faça desta tarefa parte da sua rotina de limpeza da cozinha!
Siga a VeriFood nas redes sociais para saber mais dicas de segurança dos alimentos para a sua casa e seu estabelecimento