Treinamento para funcionários da Cozinha
Os perigos que podem tornar um alimento inseguro podem ser encontrados nas operações de várias maneiras: por funcionários, alimentos, equipamentos, material de limpeza e até mesmo nos clientes.
Os perigos podem ser biológicos (incluindo bactérias e outros microrganismos), químicos (incluindo agentes de limpeza) ou físicos (incluindo lascas de vidro e aparas de metal). Abaixo vamos explicar um pouco melhor:
Perigos microbiológicos (bactérias em particular) são considerados o maior risco para os alimentos indústria. As bactérias geralmente requerem alimentos, acidez, temperatura, tempo, oxigênio e umidade para poderem proliferar. Controlar qualquer um ou todos esses fatores pode ajudar a prevenir o crescimento bacteriano. Temperatura e tempo são os dois mais Fatores controláveis para prevenir doenças transmitidas por alimentos doença. A faixa de temperatura entre 5°C e 64°C é considerada a “zona de perigo” porque estas temperaturas são muito propícias ao crescimento bacteriano,
Por exemplo, em três horas uma bactéria pode se transformar em milhares. Cozinhar alimentos a uma temperatura segura e resfriar alimentos rapidamente, portanto, são etapas críticas na prevenção de doenças transmitidas por alimentos.
As BPF cobrem todos os aspectos da produção, desde os materiais de partida, instalações e equipamentos até o treinamento e higiene pessoal do pessoal. Procedimentos escritos detalhados são essenciais para cada processo que possa afetar a qualidade do produto acabado. Deve haver sistemas para fornecer provas documentadas de que os procedimentos corretos são seguidos consistentemente em cada etapa do processo de fabricação – toda vez que um alimento é produzido ou manipulado.
As orientações do BPF podem ser encontradas no Manual de Boas Práticas, que, em cada estabelecimento é escrito de uma maneira específica. Para saber mais sobre o MBP entre em contato com os consultores da VeriFood.